quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Top 10: Melhores Filmes de Assaltos/Roubos de Todos os Tempos


Critérios do Top 10:

Ø Não vou me importar com o tipo de assalto e com o final (se os ladrões vão ser pegos ou conseguem se safar).
Ø O que valem são três pontos: ambição do plano, contribuição de cada membro da equipe e sua execução durante o roubo.
Ø O ultimo critério é se tiver algum bônus, se o filme tiver algo a mais a oferecer além do assunto tratado. Exemplo: se é divertido,  se não tiver furos no roteiro, se as cenas (roubo ou ação) serem bem feitas, etc.
Ø AVISO: não vou comentar muito sobre o plano e execução do assalto/roubo porque são cenas boas e merecem serem vistas, e qualquer comentário pode estragar a graça. Portanto sem SPOILERS. 



Muito bem vamos começar o Top 10:



10º - “A Italian Job” ou “Um Golpe a Italiana” (1969) dirigido por Peter Collinson. Ex-presidiário Charlie Crocker recebe uma missão de seu antigo líder: roubar barras de ouro em Turim na Itália. Pode ser o maior assalto europeu desde que a policia e máfia não atrapalhem os planos. Esse filme é reconhecido devido ao seu remake, “Uma Saída de Mestre” (2003) com Mark Walhberg, Edward Norton e Charlize Theron. O fato desta versão ser melhor está: no roteiro ser bem construído, o protagonista vivido por Michael Caine (auge de seu charme), nos personagens coadjuvantes serem interessantes, na trama que é divertidíssima e suas cenas de ação são de tirar o fôlego (ainda tendo os famosos carros Mini Coopers).




9º – “The Thief” ou “O Ladrão Silencioso” (1952) dirigido por Russell Rouse. Ray Milland interpreta um cientista que está roubando informações secretas da empresa onde trabalha e está vendo-as para supostos russos. Esse filme é famoso por não possuir diálogos, nenhum personagem troca um pio de fala. Por mais que seja um furto simples este filme exige do espectador a interpretar a trama e como funciona o plano; tudo através das expressões e até na trilha-sonora que ajuda a contar história.








8º - “Rififi” (1955) dirigido por Jules Dassin. O ex-presidiário Tony Stephanois se une com seus colegas para cometer um ambicioso assalto em uma joalheria. Aqui temos tudo que é preciso durante a execução do roubo: um grupo pequeno simples (apenas quatro pessoas) e execução do roubo é feito em total silêncio (são 35 minutos sem diálogos e musica), gerando uma tensão pura.  









7º – “Thunderbolt and Lightfoot” ou “O Ultimo Golpe” (1974) dirigido por Michael Cimino. Dois ladroes (experiente e novato) se unem a uma dupla para cometer um assalto a banco. Temos aqui um filme minimalista (de menos mais), cujo plano do roubo não é mirabolante. Com protagonistas antagônicos- interessantes (expert-durão Clint Eastwood e hilário Jeff Bridges) que conseguem carregar a diversão do filme.











6º - “Ocean’s Elevan” ou “11 Homens e Um Segredo” (2001) dirigido por Steven Soderbergh. Danny Ocean acaba de sair da prisão e já possui um novo plano ambicioso de assaltar três cassinos de Las Vegas em uma noite durante uma luta de boxe; e junto com Ocean estão a sua equipe formado com 10 caras. Este é uma das poucas refilmagens que conseguiu tanto homenagear e superar os erros do filme original (1960). Além de ter o elenco cheio de figurões de Hollywood, o roteiro é bem costurado e tem uma ótima direção. O filme em momento algum não se leva a sério porque conseguiu cumprir seu principal objetivo: diversão.  




5º - “How to Steal a Million” ou “Como Roubar Um Milhão de Dólares” (1966) dirigido por William Wyler. Um falsificador de peças de arte doa uma estatua de Vênus a um museu de Paris, eis um objeto é descoberto por ser falsa. A filha do falsificador decide roubar a estatua tendo ajuda de um ladrão que tentou assaltar a sua casa. O que vende esse filme são o charme e a química de seus protagonistas vividos por Audrey Hepburn e Peter O’Toole, sendo que os coadjuvantes também são bons (Hugh Griddith, Charles Boyer e Eli Wallach). A excelente direção de William Wyler (na época estava prestes a encerrar carreira) é bastante energética, tem bom ritmo para desenrolar e acompanhada pela musica do estreante musico John Williams.



4º - “Topkapi” (1964) dirigido por Jules Dassin. Uma quadrilha formada por ladrões amadores tenta roubar uma adaga cravejada de esmeraldas do palácio de Topkapi em Istambul. Mais um filme de Jules Dassin, aqui ele combinou perfeitamente elementos de dois de seus clássicos: temática de assalto do Rififi e humor de “Nunca aos Domingos” (1960). Conduzido por sua musa (e esposa na vida real) Melina Mercouri que esbanja sua beleza grega, acompanhado pelo talentoso austríaco Maximillian Schell e oscarizado inglês Peter Ustinov que é melhor personagem do filme. Quem gosta do seriado ou dos filmes de Missão Impossível vai encontrar sua principal fonte de inspiração. Enfim acho melhor parar aqui porque se não vou estragar o filme que você está perdendo.


3º – “Inception” ou “A Origem” (2010) dirigido por Christopher Nolan. Leonardo DiCaprio é Cobb um ladrão que não rouba coisas e sim idéias. Segredos corporativos através de uma tecnologia na qual permite que ele se projete no subconsciente de suas vitimas. O roteiro é inteligente e original que mesmo com este mundo imaginário ele ainda respeita algumas das regras do subgênero do roubo. Sem contar com os personagens coadjuvantes nos quais todos possuem um papel e uma grande relevância durante a execução.







2º – “The Killing” ou “O Grande Golpe” (1956) dirigido por Stanley Kubrick. Johnny Clay acabou de sair da prisão, antes de se casar com sua noiva ele decide realizar seu ultimo golpe: pegar dois milhões durante um jóquei sem que haja vítimas. A grande sacada deste filme é sua metáfora com um jogo de xadrez “para que tudo funcione as peças (integrantes da equipe) precisam se encaixar”. Junto com edição não linear ou de ordem não cronológica as cenas podem confundir porém todas estão interligadas, aliás, este clássico chegou a inspirar uma futura perola: “Cães de Aluguel” (1992) de Quentin Tarantino.





1º – “Heat” ou “Fogo Contra Fogo” (1995) dirigido por Michael Mann. Em Los Angels, um grupo de ladrões profissionais organizados rouba 1,6 milhões de títulos e matam três policiais. Aí entra um incansável tenente da policia assume o caso a todo custo para impedir que as operações da quadrilha continuem. Poucas vezes na historia do cinema que um filme de quase três horas de duração conseguiu preencher bem este tempo. Têm: assalto/roubo, trama de “gato-rato”, vidas particulares do policial e ladrão, e a melhor cena de tiroteio de todos os tempos.  Tudo bem organizado desde a direção Mann (o especialista dos filmes de ação policial), a fotografia que capita o ambiente de Los Angels e uma trilha sonora melancólica que ajuda a desenrolar a trama. E para completar a cereja do bolo tem um elenco bem interessante como: Al Pacino, Robert De Niro, Val Kilmer, Jon Voight, Tom Sizemore, William Fichtner, Ashley Judd, Diane Venora, Ted Levine, Hank Azaria, Danny Trejo e até a Natalie Portman (bem novinha). Somando a todos estes fatos eu considero Heat “o melhor filme” de assalto/roubo de todos os tempos. 



Menção Honrosa (filmes estiveram fora da lista e também estão recomendadíssimos):
 

 

Ø  "Dog Day Afternoon" ou "Um Dia de Cão" (1975)
Ø  "Asphalt Jungle" ou "O Segredo das Joias" (1950)
Ø  "The Lavender Hill Mob" ou "O Mistério da Torre" (1951)
Ø  "The Ladykillers" ou "Quinteto da Morte" (1955)
Ø  "The Bank Job" ou "Efeito Dominó" (2008)
Ø  "Ocean’s Elevan" ou "11 Homens e Um Segredo" (1960)
Ø  "The Thomas Crown Affair" ou "Crown - O Magnífico" (1968)
Ø  "Thief" ou "Profissão Ladrão/Ruas de Violência" (1981)
Ø  "Drive" (2011)
Ø  "Entrapment" ou "Armadilha" (1999)
Ø  "Snatch - Porcos de Diamante" (2000)
Ø  "Public Enemies" ou "Inimigos Públicos" (2009)


E você? Qual é seu Top 10? Deixe nos comentarios abaixo.
Bem pessoal espero que voces tenham gostado do quadro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário