quarta-feira, 25 de maio de 2016

Top 10 - Maiores Plágios Discretos de Todos os Tempos


"Você(s) que assiste(m) a muitos e muitos filmes, já lhe ocorreu um momento de pegar uma película, vê-la e começa ter uma sensação de "déjà-vu", de ter visto essa mesma fita antes. Não se engane porque você não enlouqueceu, apenas percebeu uma repetição que quase ninguém percebeu o que cinema às vezes comete."


Critérios:
- Não entram os remakes;
- Só vão entrar filmes que possuem historias e/ou personagens parecidos. 
- Não entram filmes que tenham a mesma equipe. Por exemplo: os filmes "A Garota de Rosa-Shocking" (1986) e "Alguém Muito Especial" (1987) não valem por terem o mesmo diretor (Howard Deutch) e roteirista (John Hughes);
- O ultimo aviso: esta postagem tem SPOILERS, vou contar alguns detalhes comparativos dos filmes, portanto leia por sua conta.

Eu vou falar o titulo brasileiro que os filmes receberam aqui para facilitar a procura, também o ano que foi produzido e os diretores de cada flme. Muito bem vamos começar:


10° - "Bob & Carol & Ted & Alice" (1969) dirigido por Paul Mazurski = "Dois Mais Dois" (2012) dirigido por Diego Kaplan

O filme recente feito na Argentina conseguiu copiar uma desconhecida película no final dos anos 60. Nas historias contam sobre: um casal perfeito tenta enviar uma possível crise de casamento, para isso contam com ajuda de outro casal para fazer uma especie de terapia sexual aberta, ou seja, uma pessoa terá relações sexuais com parceiro do outro.

9° - "Sociedade dos Poetas Mortos" (1989) dirigido por Peter Weir = "O Sorriso de Mona Lisa" (2003) dirigido por Mike Newell


Não é de hoje que Hollywood teve esse costume de pegar um clássico e mudar os personagens que anteriormente eram masculinos e mudam por mulheres, como será feito na nova versão de Caça-Fantasmas (2016). Além das histórias serem similares o que também coincide são os atores dos dois filmes uma vez que os protagonistas-professores eram grandes astros de sua época (Robin Williams e Julia Roberts) enquanto os alunos eram interpretados por pessoas que conquistariam seu prestigio mais tarde como: Ethan Hawke, Robert Sean Leonard (o Dr. Wilson da série House), Josh Charles (da série The Good Wife), Kristen Dunst, Julia Stiles e Maggie Gyllenhaal.

8° - "Janela Indiscreta" (1954) dirigido por Alfred Hitchcock = "Paranoia" (2007) dirigido por D. J. Caruso

Revê o clássico de Alfred Hitchcock tem um crédito a mais para apreciação da obra, a história que se passa nos anos 50 a televisão era ainda uma pequena novidade por isso a prática do voyerismo (espionar os vizinhos) era justificável de combater o tédio. Mais de 50 anos depois do lançamento, foi feito uma cópia bem vagabunda e ruim destinada ao publico adolescente com personagens estereotipados, uma história bem clichê dos filmes de terror e suspense, situações repetidas, o desenrolar da trama que dá sono e uma resolução fraca. 

7° - "Antes Só do que Mal Acompanhado" (1987) dirigido por John Hughes = "Um Parto de Viagem" (2010) dirigido por Todd Phillips 

Por mais que mude a caracterização dos personagens, os lugares destino e até tempo-clima, nada mudou de um para outro. A 1987 foi dirigido pelo saudoso John Hughes (o rei dos filmes adolescentes daquela década) que trazia uma história divertida de road-movie, situações cômicas pastelão e acompanhado por dois reis da comédia (Steve Martin e nostálgico John Candy). A nova versão é nada mas é que uma revisão do antigo mas passado nos dias atuais tendo só bobagens adultas (trafico de drogas e masturbação) e tendo o mesmo personagem do ator Zach Galifianakis (Alan do Se Beber Não Case).

BÔNUS:
Uma cena dos dois filmes quando os protagonistas estão viajando de carro, um acaba tendo uma alucinação/imaginação do companheiro atrapalhado. REMAKE?

6° - Psicose (1960) dirigido por Alfred Hitchcock = Síndrome de Cain (1992) dirigido por Brian De Palma

Brian De Palma que é fanático por Alfred Hitchcock e sempre foi sua principal inspiração. Neste filme ele parecia inspirado demais principalmente quando pegou o clássico Psicose como referencia. Ao meu ver a Síndrome de Cain não chega a ser uma refilmagem, mas há algumas cenas muito parecidas e ainda tem finais twist bem parecidos. O que mais chama atenção é caracterização dos personagens:


 O protagonista tem caráter duvidoso;

 Uma casal de amantes que pretendem se unir;

 Há uma pessoa/dupla que está investigando o caso e também conhecem o passado do protagonista;

 Cena de carro afundando num lago.



5° - "Nasce Uma Estrela" (versões de 1937, 1954 e 1976) = "O Artista" (2011) dirigido por Michel Hazanavicius

Poucos não perceberam a familiaridade do vencedor do Oscar de melhor filme com outro clássico que teve ainda mais duas versões musicalizadas que também estes concorreram no mesmo prêmio. A trama destes quatro filmes é praticamente a mesma: uma aspirante que sonha pela conquista do sucesso e da popularidade, até conseguir atenção de um homem rodado (no cinema, no teatro ou na música) e alcoólatra; enquanto ela sobe de carreira ele vai cada mais à ruína. 

4° - A Força do Carinho (1983) dirigido por Bruce Beresford = Coração Louco (2009) dirigido por Scott Cooper

Mais uma historia sobre decadência estragado pelo alcoolismo. Um cantor country fracassado e amargurado contará com ajuda de uma mulher e o filho para ver melhor sua vida e até recuperar o sucesso perdido. O que mais acha atenção no caso é a presença do ator Robert Duvall nas duas películas, o primeiro que rendeu o Oscar de Melhor Ator no segundo ele parecia estar repetindo o mesmo personagem que o consagrou.

3° - Um Bonde Chamado Desejo / Uma Rua Chamada Pecado (1951) dirigido por Elia Kazan = Blue Jasmine (2013) dirigido por Woody Allen
As historias praticamente se baseiam na famosa peça do dramaturgo Tennessee Williams. No caso de Blue Jasmine o que realmente impressiona é Woody Allen muito conhecido por dirigir e escrever roteiros bem originais e nunca ter feito uma adaptação na carreira. Além de ter cenas muito parecidas com obra de Kazan, a trama e os dramas do quarteto principal dos filmes são puramente semelhantes. Acompanhe a comparação: 

Blanche DuBois x Jasmine
Personagens nervosas que tiveram uma vida de luxo quando uma dia de suas vidas mudam radicalmente quando sao forcadas a ir morar com as irmas pobres. 

Stanley Kowalski x Chili
 Dois trogloditas odiáveis que ao mesmo tempo comete maus tratos na namorada/esposa e carência na amada por se sentir perdido. 

Stella Kowalski x Ginger
 Irmas das protagonistas que possuem perfis opostos destas. Mesmo sendo dominadas pelos amados, oras são personagens inseguras e oras demonstram ter uma personalidade forte.

Harold "Mitch" Mitchell x Dwight 

 Coadjuvantes mais fortes (embora Mitch seja muito superior ao Dwight) é marcado por ser a unica pessoa que conseguem lidar com os nervosismos das protagonistas.



2° - Spartacus (1960) dirigido por Stanley Kubrick = Gladiador (2000) dirigido por Ridley Scott

Mais 
Mais um filme vencedor do Oscar de Melhor Filme que passou despercebido pela Academia feito pelo mesmo estúdio da Universal. A estrategia de Ridley Scott foi simples: trocar a ordem cronológica da trama. 
GLADIADOR: personagem Maximus começa como general do exercito que é traído e é capturado para virar escravo, depois é vendido e se torna gladiador. 
SPARTACUS: o protagonista começa como um escravo, sendo vendido para ser treinado a virar gladiador e por um ato de rebeldia convoca outras pessoas como ele a formar um exercito próprio combatendo o império romano.

1° - Willow-Na Terra da Magia (1988) dirigido por Ron Howard = O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001) dirigido por Peter Jackson
O sonho de levar a obra de J. R. R. Tolkien para as telas era praticamente impossível devido a complexidade da historia e principalmente aos aspectos técnicos se fosse feito em live-action. Então George Lucas, na época já era um nome consagrado e respeitado, se deu de espertalhão e fez seu Senhor dos Anéis dos anos 80. O resultado não poderia ser outro. No caso de Willow (versão de A Sociedade do Anel), filme de 126 minutos de duração, é pouco apressado tendo personagens rasos mas com caracterizações suficientes, trama envolvendo anões carregando algo precioso para derrubar o domínio de um tirano, os protagonistas são acompanhados por mago e cavaleiro devem enfrentar (claro) muitas batalhas. Fora a narrativa, os aspectos técnicos dos dois filmes merecem maior destaque: construção dos mundos, figurinos, maquiagem, efeitos visuais e também as trilhas-sonoras marcantes.
Por essas e outras considero Willow o maior plágio discreto de todos os tempos.

Menção Honrosa
 
Entre Dois Amores (1985) = Austrália (2008)


Morrendo e Aprendendo (1993) = Um Espírito Atrás de Mim (2008)


Família Rodante (2004) = Pequena Miss Sunshine (2006)

Carga Explosiva (qualquer filme da franquia) = Drive (2011)



E você também percebeu um mero plagio envolvendo dois filmes que ficaram de fora? Deixe também aqui nos comentários.