sábado, 31 de dezembro de 2016

Top 10: Melhores Blockbusters de 2016


Olá. Fim de ano é hora de fazer uma pequena retrospectiva sobre o que foi lançado em 2016. Ao contrário do que eu havia feito nos anos anteriores a lista dos melhores filmes alternativos vai ser adiado para final de janeiro ou fevereiro de 2017 devido ao lançamento de muitos filmes que concorrer nas premiações que ainda não estrearam até agora; portanto peço-lhes paciência.

PS: antes começar queria falar um pouquinho sobre 2016, ao meu ver foi um ano muito fraco para os blockbusters comparado com os anos anteriores. Alguns filmes:
Se venderam que se tornariam as  maiores bomba: Batman vs Superman, Esquadrão Suicida, Caça-Fantasmas, Ben-Hur, Alice Através do Espelho, Independence Day-O Ressurgimento e Inferno.
Pareciam ser bons, mas infelizmente fracassaram: O Bom Amigo Gigante, X-MEN-Apocalypse, Jason Bourne e Destino Especial.

Muito bem vamos começar...

10° - Zootopia dirigido por Bryon Howard e Rich Moore
Assim como muitos filmes anteriores da Walt Disney Animation Studios tem uma daquelas histórias bem estruturadas que você já viu antes. Mas talvez esta seja o melhor trabalho por abordar questões como preconceito e igualdade de gêneros neste mundo interessante habitados por animais antropomorfológicos; e ser divertido com muitas piadas que conseguem agradar o publico infantil e adulto.


9° - Invocação do Mal 2 dirigido por James Wan
O filme teve uma difícil tarefa: como se sair bem e não se tornar mais uma sequencia descartável comparado ao original? A solução foi a manutenção do diretor anterior que conseguiu preservar as mesmas qualidades do primeiro filme, com uma história interessante e bons personagens (tanto os protagonistas quantos os novos) que fazem seu publico se importar. Não é melhor que o anterior mas é um caso raro de continuação que conseguiu preservar a franquia.


8° - Doutor Estranho dirigido por Scott Derrickson
Mais um personagem desconhecido da Marvel que tinha muito potencial para alcançar o mesmo nível de Guardiões da Galaxia que infelizmente teve alguns problemas como: furos de roteiro, narrativa apressada e ótimo elenco desperdiçado. Mesmo parecendo um misto Homem-Ferro (2008) e A Origem (2010) todas essas falhas são toleradas por 2 motivos: os belos efeitos visuais que tornam o filme com visual mais belo da Marvel, e talento e carisma do protagonista Benedict Cumberbatch elevam a película.


7° - Procurando Dory dirigido por Andrew Stanton e Angus MacLane
A Pixar teve um desafio tremendo: como fazer um filme de uma personagem coadjuvante se torne protagonista sem cometer os mesmos erros que foi Carros 2? Se no filme do Nemo a perda de memoria era um artificio cômico e na continuação isso é visto como bom um arco dramático sobre a questão da memoria. Outro acerto é ter personagens secundários divertidos que seguram o filme. Mesmo sendo uma cópia do primeiro, o filme de Dory ainda é divertido e trouxe uma ótima nostalgia aos fãs.


6° - Kubo e as Cordas Mágicas dirigido por Travis Knight
Este filme tem todas as características do estúdio Laika (a mesma que produziu Coraline e Paranorman) famosa por realizar animações em stop-motion, contendo historias com temas complexos e tom sombrio. Kubo tem tudo isso explorando o Japão na época dos samurais que possui fortes detalhes em sua historia, personagens bem caracterizados, cenários bem caprichados, trilha-sonora agradante que representando o lado harmônico do oriente e também humor bem moderado evitando apelações feito outros estúdios.


5° - Animais Fantásticos e Onde Habitam dirigido por David Yates
Tinha tudo para ser um caça níquel feito às coxas com intuito ganhar dinheiro com o sucesso da franquia anterior. Não possui o mesmo encantamento e criatividade da saga de Harry Potter devido alguns problemas de: desenvolvimento de personagens carismáticos, muitas sub-tramas que atrapalham a narrativa e coisas que são seguradas para os próximos filmes. Porém a forte presença da própria J. K. Rowling (que assina o roteiro e é umas das produtoras)  conseguiu expandir mais esse universo desta vez sob um olhar mais adulto, com algumas novidades nunca vistas antes na série e também a primorosa parte técnica. 



4° - Invasão Zumbi dirigido por Sang-ho Yeon
No atual momento em que filmes de zumbi já ficaram saturados demais, tem-se esta produção sul-coreana que pegou todos os clichês do gênero para fazer um bom desenvolvimento em personagens e de trama. Pode-se afirmar que este é bem parecido com Guerra Mundial Z {na verdade é um misto de Extermínio (2002) e Snowpiercer (2013)} muito por conta dos zumbis velozes, ao contrario da produção hollywoodiana esta versão coreana se saiu melhor graças as ótimas cenas tensas de ação e suspense, e nunca deixando os 118 minutos de duração se arrastarem. 



3° - Rogue One: Uma Historia Star Wars dirigido por Gareth Edwards
O primeiro spin-off do universo Star Wars cometeu a tremenda falha de sua virtude: a riqueza dos personagens cuja a maioria aqui são tão superficiais que acabam sendo esquecidos. Mas fora este problema, Rogue acaba sendo interessante: por explorar mais o universo sob outros olhos (deixando de lado os jedis), aspectos técnicos, ser melhor agrado para os fãs mais fiéis e surpreender a todos como um filme de guerra acima de tudo.





2° - Deadpool dirigido por Tim Miller
Finalmente um filme de super-herói para adultos carregado com muita violência e humor alto referencial eficiente no atual momento que os filmes deste gênero estão saturando. Além destas características citadas também se destacam sua montagem que não segue a ordem cronológica padrão de filmes de origem e a quebra da quarta parede na qual o personagem conversa com espectadores. Tudo não foi possível se não fosse Ryan Reynolds (que também é o produtor) que pode se redimir a todos que ele é perfeito ao papel e nos entregar o filme que todo queria ver do Deadpool.


1° - Capitão America: Guerra Civil dirigido por Anthony & Joe Russo
O filme mais ambicioso da Marvel Studios, com a maioria dos personagens já apresentados e ainda apresentando novos integrantes (Pantera-Negra e Homem-Aranha) tem o mesmo ritmo utilizado em Soldado Invernal nas ótimas cenas de ação, trama instigante e conflitos internos. Embora o final não tenha agradado muito os fãs que esperavam mais, pelo menos, tem algo que todo mundo queria ver: a porradaria entre os próprios Vingadores enquanto não há um vilão a altura como Locke. Por essas ee outras considero Capitão América: Guerra Civil o melhor blockbuster de 2016.


MENÇÃO-HONROSA

Resultado de imagem para star trek beyond posterResultado de imagem para Nice Guys poster
Resultado de imagem para Sausage Party posterResultado de imagem para Lights out poster



Resultado de imagem para 2017

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

TOP 10 - Melhores Opennings/Intros (Aberturas) do Cinema de Todos os Tempos



Critérios:
  • Vale apenas um filme por franquia;
  • Não valem aberturas que só mostram os nomes dos responsáveis sem aparecer uma imagem ou apareça alguma imagem porém não acontece muita coisa. Exemplos como: Pulp Fiction (1994) ou The Hateful Eight (2015).
  • Algumas aberturas e o que eu vou falar contém SPOILERS então fica por conta de vocês. Vou o link para vocês assistirem. 
  • As aberturas que entraram devem ser divertidas/atraentes de assistir sem o que espectador fique entediado ao só ver os nomes dos responsáveis do filme.
Então sem mais enrolação vamos começar:

10° - "127 Horas" (2010) Resultado de imagem para 127 hours
Começa mostrando várias imagens em movimento do mundo, até vermos a preparação do personagem do James Franco para jornada no canyon, enquanto isso vai mostrando os créditos até final com nome do diretor porém não aparece o próprio título. Depois dos 15 minutos iniciais, quando o protagonista finalmente sofre acidente com  pedra prendendo sua mão eis que aparece "127 Horas" como inicio da contagem do tempo que ele irá permanecer. Essa pequena sacada merece estar em decimo lugar.
https://www.youtube.com/watch?v=0W8rRZ5cKqQ






9° - "The Great Race"/"A Corrida do Século" (1965)
Resultado de imagem para the great race 1965Bem no começo o filme presta uma homenagem ao Sr. Laurel e Sr. Hardy (Gordo & Magro) com uma música de um piano com estilo da época dessa famosa dupla e comédia do pastelão. A partir daí abertura é uma sucessão de flipcards com desenhos e nomes dos personagens. Foi a primeira abertura que parece uma sitcom (reação de uma suposta plateia) no pequeno momento em que aparecem os nomes de Jack Lemmon, Tony Curtis e Natalie Wood. Nono lugar na lista.   https://www.youtube.com/watch?v=sDtLFc5TjoA

 - "Spider-Man 2"/"Homem-Aranha 2" (2004)

Resultado de imagem para spider-man 2Lançado dois depois do primeiro filme, abertura é nada mais um resumão em imagens desenhadas em forma de história em quadrinhos sobre o que ocorreu anteriormente para aqueles não viram ou não se lembram. Junte estes desenhos mais a trilha-sonora marcante do herói composta por Danny Elfman que merece estar em oitavo lugar.
https://www.youtube.com/watch?v=SJ5Irvc4Je8




7° - "Cidade de Deus" (2002)

Resultado de imagem para cidade de deus posterComo todo filme brasileiro depois de mostrar uma cacetada de patrocínios e financiadores, após aparição do nome do diretor Fernando Meirelles o filme começa com vários "closes" rápidos de uma faca sendo afiada, depois os detalhes de uma festa na periferia, um frango sendo preparada e até chegar ao ponto de vista de uma galinha que consegue fugir. A partir dai começa uma caçada da gangue do Zé Pequeno querendo pegar a galinha, enquanto isso somos apresentados ao protagonista Busca-Pé até que o caminho dos dois personagens finalmente se cruzam. Essa abertura já demonstra o estilo de vídeo-clip que o filme vai seguir ao decorrer da trama, cheia de cortes rápidos e diretos mas é apressado. Vale o sétimo lugar na lista. https://www.youtube.com/watch?v=lfF0FF4vPbw

6° - "Revenge of The Pink Panther"/"A Vingança da Pantera Cor de Rosa" (1978)

Resultado de imagem para Revenge of The Pink Panther posterEssa franquia ficou muito mais conhecida graças as aberturas estreladas pelo protagonista dos filmes o Inspector Closeau e o felino titulo que ganhou serie animada na TV. O mais legal deste filme é o fato destes personagens brincarem/zoarem com os nomes de todos os envolvidos seja atores/atrizes e até a equipe técnica (fotografo, musico, editor, roteiristas, etc). Por essa diversão ele está em sexto lugar da lista. 
https://www.youtube.com/watch?v=PlDha5H_uH8





 - "The Good The Bad The Ugly"/"Três Homens em Conflito" (1966)

Resultado de imagem para The Good The Bad The Ugly posterAssim como foi em A Corrida do Seculo a abertura é apenas uma sucessão de flipcards de personagens e imagens do filme pintadas em diversas cores. Essa simplicidade poderia não estar nesta lista se não fosse por um detalhe: a trilha-sonora master-classic de Ennio Morricone. Por este motivo ela está em quinto lugar.
https://www.youtube.com/watch?v=kccafOf4O6Q





4° - "Casino Royale"/"007 - Cassino Royale" (2006)
Resultado de imagem para Casino Royale posterDepois de 20 filmes todas com aberturas que mostravam as mesmas coisas: James Bond, silhuetas de mulheres, armas e detalhes temáticos de determinado filme. Mas no primeiro filme estrelado por Daniel Craig que mudou a formula Bond também a abertura alterou. A começar a musica-tema "You Know My Name" do Chris Cornell é uma das melhores da série, segundo não há nenhuma silhueta sexual feminina, o que é mostrado são detalhes referentes ao jogo de baralho e Bond dando porrada e até matando alguns caras para dar uma prévia da violência do filme. Ótima mudança para franquia merece estar em quarto lugar na lista.
https://www.youtube.com/watch?v=A1AMUmkj-ck

3° - "Grease"-"Nos Tempos da Brilhantina" (1978)
Resultado de imagem para Grease posterO inicio o filme mostra os protagonistas vivendo um clima romântico ao som de "Love is a Mary Splendored Thing" e em seguida vem a abertura em forma de desenho animado com a musica titulo "Grease" do Frank Valli. Por ai tem uma breve introdução dos personagens do filme e eles se preparando ao primeiro dia de aula com todo aquele ritmo alegre da juventude vivenciada nos anos 50. Vale o  terceiro lugar na lista. 
https://www.youtube.com/watch?v=6YiYJS5kgJ0


2° - "Catch me if You Can"/"Prenda-me se for Capaz" (2002)
Resultado de imagem para catch me if you can posterAbertura é uma bela homenagem aos filmes da época de 50 e 60 (período que se passa no filme) e mais especificamente ao designer gráfico Saul Bass. Animação oferece uma breve introdução de quem são os personagens de Leonardo DiCaprio e Tom Hanks. Junte tudo isso mais um jazz agradável composta por John Williams que está em segundo lugar na lista. https://www.youtube.com/watch?v=cwvIzFqrd7U

1° - "Watchmen" (2009)

Por onde vamos começar? Primeiro a musica "The Times They Are a Changin" do Bob Dylan é perfeita para narrar a nostalgia, a melancolia e a dor de ver o tempo mudando. Vemos a trajetória da equipe  dos Watchmen e a história dos Estados Unidos nos anos 40 até 60 (fim da Segunda Guerra Mundial, fim do sonho americano, paranóia política, tensão da Guerra-Fria e o início da contra-cultura), a infância de alguns personagens, os encontros com algumas grandes personalidades (Andy Warhol e David Bowie), e vivenciando momentos históricos (assassinato de JFK e corrida espacial a lua) e até referenciais (fique atento ao easter-egg da primeira cena). Este é um bom exemplo de como a abertura aproveita para dar um contexto histórico com detalhes técnicos bonitos. Por essas e outras eu consigo Watchmen a melhor abertura (openning/intro) de todos os tempos.
https://www.youtube.com/watch?v=h24D87SqaLQ


MENÇÃO HONROSA:

Resultado de imagem para Its Mad Mad Mad Mad World poster(1963)     Resultado de imagem para Mission:Impossible 1996 poster (1996)     
Resultado de imagem para guardians of the galaxy movie poster (2014)     Resultado de imagem para Stuck on You poster (2003)     
Resultado de imagem para the pink panther 1963 poster (1963)     Resultado de imagem para the pink panther 1963 poster (1964)
Resultado de imagem para the spy who loved me poster (1977)     Resultado de imagem para goldeneye poster (1995)     Resultado de imagem para skyfall poster (2012)     Resultado de imagem para a touch of evil movie poster (1958)

E você tem aberturas que você gosta de assistir? Deixe também aqui nos comentários.