quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Inscrição

“Inscrição”

(31/03/2014 – segunda feira)

Escrito por Robson Nakazato



Uma mulher termina de fazer a inscricao de um candidato calouro e dá lhe as boas vindas dando um aperto de mãos. E depois chama a próxima pessoa da fila.

MULHER – Próximo.

Uma pessoa se levanta e vai em direção à mulher. (Só que sem mostrar o seu rosto e a cor de pele. Assim ele está bem agasalhado). O candidato dá os documentos (CPF, titulo eleitoral e do exercito, e até o RG com a foto de seu rosto de cor amarela).

MULHER – Bem. Eh Bryon Barr. Você fala português?
BRYON – Sim. Falo fluentemente.
MULHER – OK. Pelo que consta no sistema você se inscreveu pelo ENEM como cotista e  alega que sua cor de pele é amarela.
BRYON – Sim. Por que tem algum problema com a minha coloração?! Você tá achando que me pintei para entrar aqui e depois você poder me humilhar pensando que trapaceei. Isso é preconceito racista e vou chamar os responsáveis aqui pelos meus direitos humano...
MULHER – Calma meu jovem, por favor, acalmes-se. Eu não quis te ofender pela cor de raça. É que para candidatos que são cotistas precisam ser avaliados por mim.
BRYON – E o que vai fazer?
MULHER – Bem eu farei uma serie de perguntas a respeito sobre você. Vamos lá.
BRYON – Tudo bem manda ai. Que to pronto.
MULHER – Onde seus pais nasceram?
BRYON – Minha mãe é daqui mesmo se não me engano na Amazônia ou Mato Grosso Sul. Porque ela é descendente indígena.
 MULHER – E seu pai.
BRYON – Eu não sei muito a respeito sobre ele. Sei que ele é americano nascido numa cidade escondida e não localizada nos EUA.
MULHER – Onde eles estão agora?
BRYON – Já morreram há muito. Em algum lugar cada um.
MULHER – Tem algum parente?
BRYON – Não. Todo mundo já foi. Sou o único sobrevivente desta família. Estou neste país por acaso.
MULHER – Nunca pensou fazer um teste de DNA?
BRYON – Teste de DNA aqui?
MULHER – A respeito sobre o seu pai por acaso ele era também indígena?
BRYON – Não. Ninguém nunca falou a respeito sobre ele. Alguns parentes meus disseram que ele era um bêbado que morava ou frequentava num bar naquela cidade sem localização; por isso pelo sobrenome. Mas alguns tios meus haviam dito que ele era um gênio da informática que tinha louca obsessão de que querer pegar uma mulher de vestido verde e cabelo azul.
MULHER – Como é que eles se conheceram?
BRYON – Não sei. Se não me engano minha mãe foi drogada ou embriagada pelo meu pai e ai deu role.
MULHER – Bem agora quero saber sobre a sua situação financeira. Você trabalha ou alguém te sustenta?
BRYON – Sou sustentado por uns parentes dos meus avos. Eles pagam as contas do lugar onde eu moro.
MULHER – Ok. Você já me mostrou todos os documentos de inscrição e passou pela minha avaliação. Agora vá aquele rapaz ali para tirar uma foto para sua carteirinha.
BRYON – Pera aí! Até aqui na universidade vocês fazem caridade para os ingressantes?
MULHER – É. Mais ou menos. Porque na inscrição feita na internet você se inscreveu como cotista de cor amarela.
BRYON – Porra vocês conseguem fazer isso com pessoas de outras cores alem do branco! Nossa mas que maravilha aqui, fiz uma prova nacional com respostas disponíveis na internet e sem ter feito um projeto durante o colegial. Caralho, velho! Meu país as universidades só entram com execução de mini-projetos e QI cerebral dos estudantes.
MULHER – Pois é. A inteligência sempre está inferior às emoções e a religião. E também nas escolas as pessoas são fracas sensitíveis ao bullying e não conseguem dar um dane-se a essas coisas.
BRYON – Nos colégios da minha cidade alunos que atrasam ou atrapalham são suspensos ou expulsos. Muito obrigado.
MULHER – Seja bem vindo.

Bryon sai de cena. A mulher tenta se acalmar e recuperar o seu estado normal para chamar outro candidato.

MULHER – Próximo.

A mulher mexe no computador para esperar a chegado da próxima pessoa. Esta pessoa se senta em frente à mulher. A mulher olha para o próximo candidato, olha para a pessoa (com olhar arregalado) e este fala.

CANDIDATO – Oi. Aqui é o concurso publico para humoristas animarem os acadêmicos de graduação, doutorado e mestrado na universidade? [Está pessoa é Estatua 2 (Fabio Pochart-no video ESTÁTUAS do Porta dos Fundos) pintado de dourado].




Fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário